Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012


O Martinismo



 “O Martinismo visa colocar o homem novamente na senda da reintegração e da regeneração, sem qualquer outro objetivo.

 Mas, devemos dizer alguma coisa a respeito de como o Martinismo veio a existir. Seus fundamentos são os que foram promulgados por Martinez Pasquales, por volta da metade do século dezoito; seu nome, porém, é uma homenagem ao discípulo de Pasquales, Louis Claude de Saint-Martin.

Martinez Pasquales

 Os pontos fundamentais dos ensinamentos de Pasquales foram de início transmitidos oralmente aos grupos que ele organizou e instruiu. Esses grupos eram compostos principalmente de Maçons. A Maçonaria estava numa fase de transição e a experiência de certo modo causou confusão. Havia um conflito entre as antigas tradições do esoterismo e as ideias mais novas do fraternalismo liberal. Pasquales, Cagliostro e o Conde de Saint-Germain faziam sentir sua influência entre os Maçons no campo do misticismo genuíno da tradição mais antiga.


Se os ensinamentos de Pasquales tivessem sido plenamente aceitos e desenvolvidos, todo o caráter da França poderia ter se tornado diferente. Do modo como as coisas aconteceram, Pasquales foi prematuramente afastado de seu trabalho pela transição e não havia entre seus sucessores ninguém capacitado para efetuar a trasmutação.

Somente Jean Baptiste Willermoz e Luiz Claude de Saint-Martin tinham esperança de perpetuar a obra iniciada por Pasquales. Seus pontos de vista a respeito do que seu mestre havia tentado realizar eram muito diferentes. Quase que imediatamente eles começaram a trabalhar em campos opostos. Willermoz trabalhou no sentido de adaptar os ideais de Pasquales ao padrão da Maçonaria, limitando sua atividade totalmente a homens. Saint-Martin, por seu lado, não estava interessado em perpetuar práticas teúrgicas (de magia) e recusou-se a negar o que havia aprendido a qualquer pessoa cuja preparação espiritual fosse evidente.

Em 1891, quando os iniciados remanescentes se propuseram perpetuar e reviver a forma da obra de Pasquales, pouco restava de verdadeiro, além da chama espiritual que brilhava nas palavras de Saint-Martin. O espírito propulsor dos Martinistas de 1891 foi o Dr. Gérard Encausse, mais conhecido pelo nome de Papus. A ele se deve em grande parte a reconstituição do Martinismo e o planejamento de seu curso de estudos. Como ele pertencia a um grupo de esoteristas independentes, muitas ideias de natureza útil e prática foram indubitavelmente incluídas nos ensinamentos.

Dr. Gérard Encausse (Papus)

Nos dias de hoje, portanto, a Ordem reconstituída deve tanto a Papus quanto a Pasquales ou Saint-Martin. Ela foi totalmente simplificada, restando apenas os rituais mais simples, e só se dirige àqueles que são capazes de abraçar e nutrir ideias e princípios místicos da mais sublime qualidade. Muitos podem ser os chamados à sua mesa, mas só serão escolhidos para participar de seus manjares espirituais aqueles que forem suficientemente evoluídos para lhes dar o devido valor.”

Particularmente, eu achei uma grande pena Saint-Martin não ter perpetuado as práticas teúrgicas para o Martinismo moderno. Esse trabalho prático, em minha opinião, é essencial para o desenvolvimento espiritual do Homem, principalmente no mundo extremamente materialista que vivemos hoje.

Vou mais além, pelos meus contatos com vários estudantes de misticismo, eles dizem não se interessarem muito pelo Martinismo, como é praticado pela TOM, justamente pela falta do trabalho de magia.

Obviamente, os ensinamentos e os rituais da TOM são maravilhosos, mas se houvesse a parte prática, seriam ainda melhores.

(Obs. Como foi muito bem lembrado pelo Ir. Marcelo, a não não inclusão de trabalhos Teúgicos ocorre na TOM. Existem outras organizações Marinistas que a praticam regularmente)

Os estudos Martinistas são divididos em três graus de trabalho e mais um, de iniciador. São eles:

 1.    Associado

2.    Místico

3.    Superior

2 comentários:

  1. mas somente a TOM é que renega os trabalhos de teurgia...outras ordens martinistas não o fazem!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente... o problema é que a TOM é maior Organização Matinista de Hoje.
    Obrigado pelo comentário!
    JCBoscolo

    ResponderExcluir