Seguidores

quinta-feira, 10 de maio de 2012

A HISTÓRIA DA FUDOSI (PARTE 4)


"REUSS e LEWIS":

"Lembrando o congresso esotérico de Paris em 1908, Reuss citou um congresso mundial da Maçonaria em Zuerich em 1920. "Reuss foi enviado pelo Patriarca da “EGLISE GNOSTIQUE UNIVERSELLE”, Joanny Bricaud (33', 90', 96') *, para fazer da Ordem Gnóstica de Reuss e Aleister Crowley a “religião oficial" para todos os membros do grau 18 do Rito Escocês da Maçonaria.

"No Rito de MEMPHIS-MIZRAIM o grau 18 não TEM NENHUMA REFERÊNCIA CRISTÃ mas sim, MÍSTICO-GNÓSTICA... apenas os graus 7, 8, e 9 sabem sobre seu próprio significado.

Lá também estava sendo distribuída literatura publicitária "dos Neo-cristãos” chamados “O.T.O" que apresentava uma sociedade O.T.O utópica. "O congresso foi contra a O.T.O". As atas, por exemplo, nem mesmo fazem menção a "Religião Gnóstica.

Enquanto isso, H. Spencer Lewis da A.M.O.R.C. entrou em contato com um Maçom da Cidade de Salt Lake City (Utah), McBlain Thomson que era conhecido como um dos organizadores (junto de Reuss) do Congresso de Zuerich de julho, 1920. Thomson representou "A FEDERAÇÃO MAÇÔNICA AMERICANA", "A GRANDE LOJA de WASHINGTON", e a “GRANDE LOJA de CUBA". Em julho de 1919 Thomson já tinha recebido de Reuss um certificado da O.T.O dos graus 33, 96, IX, Soberano Mestre Geral .... Salt Lake City, Utah"

Harvey Spencer Lewis ficou intrigado com as informações comunicadas a ele sobre tudo isso. Para emprestar (R+C) credibilidade para a organização da AMORC, Lewis estava à procura de Ordens Rosacruzes tradicionais. "Ele quis contatar Theodor Reuss para saber mais sobre isto. Embora ele não apreciasse muito McBlain Thomson, ele teve que resolver escrever a ele para poder contatar Theodor Reuss. "Reuss esperou seis meses antes de responder a carta". (Lewis usou o nome de Thomson como uma referência. Reuss tinha quebrado anteriormente a conexão entre ele e Thomson devido ao "desastre de Zuerich", imaginem que o nome "Thomson" não era nenhuma boa "referência" para Reuss!). De qualquer maneira, a primeira carta de Reuss apresenta a ORDO TEMPLI ORIENTIS como "a frente exotérica ou Ordem externa de uma Ordem Rosacruz”. Como se pode imaginar, Lewis mostrou muito interesse nas afirmações feitas por Reuss. Lewis começou uma relação com Reuss. "Com McBlain Thomson, Reuss não tinha feito sucesso para renovar o projeto começado por Papus em 1908. Ele viu na A.M.O.R.C. uma ocasião para recomeçar esta idéia. Então, ele enviou um diploma a Lewis. Este documento é um “garante de amizade” entre a O.T.O. e a A.M.O.R.C.



(Lewis foi feito grau VII° - Grande Conciliador de Mystical Templars' da OTO).

Lembramos que é apenas um Diploma Honorário, porque o Imperator não recebeu nenhuma iniciação ritual da O.T. O e nunca tomou parte nos trabalhos desta Ordem "(uma carta da A.M.O.R.C. sobre a O.T.O. P.R. Koenig)

Lewis e Reuss discutiram as possibilidades de criar uma 'organização respectiva' com uma base mundial, o estabelecimento de uma Federação Universal que eles nomearam T.A.W.U.C., “The Antiquus Mysticusque Ordo Rosae Crucis” O Conselho de União Mundial. No princípio Lewis reagiu entusiasticamente, mas em um ano ele perdeu o interesse em Reuss e os planos para a T.A.W.U.C. Lewis começou a questionar a assim chamada “conexões R+C” de Reuss. E havia o assunto do dinheiro, a "propaganda dos Gnosticos" e.... a posição de "A Grande Besta" dentro da O.T.O (Aleister Crowley), (para maiores informação sobre este assunto, dê uma olhada no site mencionado acima, "uma Carta da A.M.O.R.C...... (lembre-se de que estas declarações forma feitas (Amorc – França) em uma carta para Peter R. Koenig, datada de 22 de fevereiro de 1999).

Com relação à colaboração com Aleister Crowley, Reuss expulsou Crowley em 1921: 'Em outubro de 1921, Reuss escreve para Spencer Lewis: "Eu cortei a conexão que existia entre nós (Reuss e Crowley) relativa à O.T.O., e o que quer que aconteça com Crowley nos EUA, é agora de seu próprio interesse, e não mais responsabilidade da O.T.O."

Depois que Reuss expulsou Crowley da sua O.T.O., os seus planos para novos empreendimentos (como a T.A.W.U.C.) se tornaram uma prioridade. “Relativo à FRATERNIDADE HERMÉTICA da LUZ, O FRA, AAORRAC, A SOCIETAS ROSICRUCIANA da Alemanha e Áustria, e TAWUC (colaboração com AMORC) Reuss planejou uma Fraternidade Universal conjunta” em Ettal, Oberammergau / Baviera, Alemanha, marcado durante 1922 de junho.

Em dezembro de 1921 ele escreveu o seguinte Convite (traduzido e adaptado do documento alemão original):

Theodor Reuss
I.N.R.I. R+C+
The Rosicrucian
Órgão Oficial
SOCIETAS ROSICRUCIANA da Alemanha e Áustria
Vol.1 Munich, 1 de Dezembro de 1921. No.1 ***
Impresso e Publicado por: Bent Heller & Strube LTD, Halle-Saale, Barfuesserstrasse 13/14

THEODOR REUSS : Convite

Por muitos anos apenas a Antiga e Venerável Rosacruz da Europa era conhecida do público como "A FRATERNIDADE HERMÉTICA da LUZ". Um dos princípios principais dos Rosacrucianismo Antigo era permanecer desconhecido e operar em segredo. Circunstâncias diferentes, porém, forçaram os Fratres Rosae Crucis, sob da orientação do recente Frater Superior Dr. Karl Kellner, a terminar a confusão dentro da comunidade esotérica. Em vários países, no mundo inteiro, nós testemunhamos o nascimento de várias Ordens e Sociedades durante os últimos vinte anos, todas elas chamadas "Ordens Rosacruzes". A Antiga e Respeitável Ordem R+C nunca teve uma estrutura organizada com Lojas e Grandes Lojas. Então, a maioria das Ordens dos neo-Rosacruzes não são o que eles reivindicam ser. É nosso dever constituir uma fraternidade para todos que querem a realização de um real corpo de conhecimento Rosacruz. Uma condição prévia para isto seria uma reunião de delegados de todas as "Ordens Rosacruzes” existentes. Nós, Fratres Rosae Crucis, seus verdadeiros sucessores e antigos colegas do Fr. Dr. Karl Kellner e Fr. Dr. Franz Hartmann, e fundadores da "SOCIETAS ROSICRUCIANA na Alemanha e Áustria", Convidamos todas as organizações que são conhecidas como Ordens Rosacruzes, ou Fraternidades Rosacruzes, a comparecerem a uma "Reunião Universal" organizada pelo Fratres Rosae Crucis em Ettal perto de Oberammergau na Baviera. As Fraternidades Rosacruzes da América do Norte, México, Alemanha e Áustria já confirmaram a sua presença. Informações adicionais relativas à Reunião em Ettal, escreva:

Herr Oberst Dr. Krumm-Heller, Landsitz Chapultepec-Chorinchen, Mark Brandenburg. 
Basel, Chorinchen, Stuttgart e Muenchen, november 1, 1921 Fra. Huiracocha. Fra. Ekkehart. Fra. Friedereich. Fra Orphe. Fra Peregrinus. “

A “Antiquus Arcanae Ordinis Rosae Rubeae e a Aureae Crucis CONICILIUM SUPREMUM” em São Francisco um comitê especial da Ordem Rosacruz dos Estados Unidos, decidiu, pedir para os seus membros que se unissem na viagem que irá à “PEREGRINAÇÃO DOS ROSACRUZES” para Ettal e Oberammergau no mês de junho de 1922.

Os Rosacruzes americanos – “aos peregrinos serão dadas boas-vindas pelos enviado Rosacruzes alemães, austríacos e suíços em uma reunião solene. Inscrição-endereço: Geral-Sekretariat des Amerikanischen Pilgerfahrt-Komitees, Theresienstrasse 19/III em Muenchen". dê uma olhada no "CONVITE original / EINLADUNG": “ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário