Seguidores

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A HISTÓRIA DA FUDOSI - PARTE 5


' AMORC - OS ANOS DE RECONHECIMENTO '
 
Traenker & Lewis; O segundo Fama

Mas, como já mencionado antes, Lewis já tinha perdido seu interesse em Reuss e os seus planos para a colaboração com a “ORDO TEMPLI ORIENTIS” de Reuss.
Theodor Reuss
A Peregrinação, não despertou muito entusiasmo entre os membros da A.M.O.R.C.. Theodor Reuss estava furioso e escreveu algumas cartas a H.Spencer Lewis entre novembro e abril para as quais Lewis respondeu com uma carta, datada de 20 de maio de 1922, declarando que nenhum membro da A.M.O.R.C. participará da Peregrinação organizada por Reuss. A reação de Reuss pode ser facilmente imaginada para a “famosa” Peregrinação de Oberammergau" que deveria acontecer em maio. A relação entre a O.T.O e A.M.O.R.C. era então um projeto sem qualquer seqüela ".

(Carta da A.M.O.R.C. sobre a  O.T.O. P.R. Koenig

Por incrível que pareça, nos anos trinta, Lewis recorre a Reuss como uma importante relação européia para a A.M.O.R.C. A referência pode ser achada em um livro (LIBER D série Whitebook) escrito por Lewis, publicado em 1935, chamado "AUDI ALTERAM PARTEM " - ("Ouvindo o outro lado").
H.Spencer Lewis
"Audi Alteram Partem" foi escrito "como uma defesa exigida à alguns ataques pesados a AMORC e ao seu Imperator, feitos por um eclético bando de auto-designados inimigos (principalmente Reuben Swinburne Clymer da "FRATERNITAS ROSAE CRUCIS, outro “auto-proclamado” herdeiro do trono do Rosacrucianismo americano, ao lado de H.S. Lewis). Depois de uma série de tentativas e batalhas públicas, Lewis publicou o livro por questão, de ordem "alcançar algumas das infinitas acusações" feitas por Clymer. e Reuss, Lewis declara que as pessoas como o Dr. Franz Hartmann, o Dr. Gerard Encausse, o Dr.Francois Jollivet-Castelot, e organizações como a Martinist Order, o Rito de Memphis Mizraim, a Rosa-Croix Esoterique, a O.T.O (?) eram todas consideradas como importantes relações européias para a AMORC. O que é realmente estranho é que Lewis não faz nenhuma menção das Ordens envolvidas com a FUDOSI que foi constituído um ano antes,  em 1934! 
Reuben Swinburne Clymer

De qualquer maneira, depois do insucesso da “aventura” com a T.A.W.U.C. Lewis ainda esta interessado em uma possível colaboração com 'o Rosacrucianismo da Europa, principalmente emprestar credibilidade à sua própria Ordem, a A.M.O.R.C. Neste período, a A.M.O.R.C. estava constantemente sob ataque, como mencionado antes. Então, Harvey Spencer Lewis e o seu filho, Ralph M. Lewis, começaram a "viajar" ' extensivamente pelos EUA nos anos vinte e nos anos trinta. Estes 'excursões Rosacruzes (ler: Conferências) foram feitas para de fato atrair e convencer as pessoas da credibilidade da AMORC. Eles levaram com eles muitas cartas, patentes, garantes da amizade etc. para apoiar as suas reivindicações de 'autenticidade'. Quase todos eles eram cartas de benevolência fraternais ou atestados de sociedade etc., determinado por respeito a Lewis. A maioria destas cartas e escrituras etc. não garantem autoridade de qualquer tipo!
Ralph M. Lewis
"TRAENKER e LEWIS":

No “Diploma Honorário" que Lewis recebeu de Reuss (O.T.O.VII * - Membro Honorário para a Suíça, Alemanha e Áustria) em 1921, pode-se achar próximo ao selo da O.T.O. o selo de "PANSOPHIA" de Heinrich Traenker. “Este selo da ‘Pansophic’ também pode ser achado nos documentos oficiais e cartas de Krumm-Heller da ‘FRATERNITAS ROSICRUCIANA ANTIQUA”. há rumores de que Krumm-Heller quis dar uma "escritura" a H.S.Lewis. Mas parece que Krumm-Heller pensou que a AMORC era "mais de um “negócio” e então uma fraude” - P.R.Koenig "Baphomet and Rosycross"

Krumm-Heller
"Por volta der 1920, Heinrich Traenker (1880-1956) criou a "Pansophia", principalmente um projeto de publicação que foi apoiado financeiramente por Karl Germer * "que se tornou em parceria em 1922. Traenker já era o ' Grande Mestre alemão da O.T.O de Reuss. ' A Pansophia publicou 'livros Rosacruzes importantes assim como cartas antigas de Crowley. Depois da morte de Reuss em 1923, Traenker "ganhou acesso aos arquivos de Reuss e descobriu que não havia nenhum sucessor oficial designado para O.H.O. * ('Cabeça exterior da OTO" / o Líder atual). Todo o tipo de 'intrigas políticas começaram e vários membros do Décimo Grau começaram a se chamar O.H.O. "De 1928 em diante, Traenker começou a se chamar de O.H.O. do “ORDO TEMPLI ORIENTIS’, do “RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO”, da “AURORA DOURADA”, do “RITO de HEREDOM”, da “FRATERNIDADE HERMÉTICA de LUXOR”, da” FRATERNITAS ROSAE CRUCIS”, “da  Igreja GNOSTICA”, e do “ILLUMINATES”

( * Koenig; "Heinrich Traenker-Bookseller in Germany"

Heinrich Traenker
Próximo à companhia de publicação, havia a "Loja - Pansophia." Esta ' Loja Pansophic' estava fechada em 1928, e de suas cinzas surgiu o “FRATERNITAS SATURNI” que ainda existe, fundada por Eugen Grosche / Gregor A. Gregorius, secretário para Traenker do Loja 'Pansophic. O movimento inteiro também é conhecido como “COLLEGIUM PANSOPHICUM (CP)”. O CP reivindicou ser a única Ordem que continha "os verdadeiros segredos dos Augustos "Irmãos Rosacruzes (onde eu ouvi isto antes?).

Harvey Spencer Lewis, como mencionado antes, como um 'Membro Honorário para a Suíça, Alemanha e Áustria' contatou o 'Grande Mestre alemão da O.T.O., Heinrich Traenker. Em agosto de 1930 ambos, Lewis e Traenker, fizeram planos para um "CONSELHO DE PANSOPHIA ROSACRUZ INTERNACIONAL". Esta SOCIEDADE PANSOPHIC UNIVERSAL em co-operação com a A.M.O.R.C. assinou uma declaração, chamada de 'O segundo Fama'.:”herbei de alle de kommet" - ein de tretet! ... 33' 90' 96' X, transl.”: "Venham todos ver mais de perto e entrem dentro", os graus recorrem a vários graus do REAA, e do Rito de Memphis-Mizraim da Maçonaria, e o O.T.O. O ' O Segundo Fama ' revela a manifestação da Ordem Rosacruz em tempos modernos, e a cooperação das festas envolvidas. "O FAMA" revelou a 'presença dos REAIS irmãos da Rosacruz (Suposição que). Porém, a colaboração entre AMORC e o Movimento de PANSOPHIC de Traenker se mostraram ser uma desilusão para Lewis. 

De acordo com Karl Germer (co-proprietário da "Pansophia-publ. O.T.O. & A.A. inicie) o "Collegium Pansophicum" era uma invenção de Traenker. Ele usou o termo em parte para enganar outras pessoas: ele indicou obscuramente, um corpo de altos Iniciados em países distantes cujo o agente para a Alemanha, se não para toda a Europa, ele reivindicou ser. Estes iniciados nunca se revelaram à ele. O "C.P." de fato estava de pé para Traenker e a mim mesmo, assim Germer escreveu a Max Schneider em novembro 1935. (11 de agosto de 1935, embora a fonte seja incerta”
Karl Germer

Lewis suspeitava que Traenker pudesse ser uma fraude. Ele começou a perder interesse na colaboração." Em 1933, Lewis ridicularizou o assunto." Em uma carta para M.Carl, datada de 16 de fevereiro de 1934, Lewis fez as seguintes declarações que interessam à 'Pansophia': "Na realidade 'o chefe' do O.T.O. e da "PANSOPHIA ORIENTAL era Theodor Reuss "(??). E "O termo “PANSOPHIA” se refere a uma divisão do estudo e trabalho Rosacruz e não como uma escola ou organização separada" (Lewis para M. Carl, carta de 16.2.34. Koenig "O O.T.O.

Depois do insucesso da colaboração com a AMORC, Traenker estabelecesse em Nova Iorque o 'SOCIETAS PANSOPHIA UNIVERSALIS. No tempo da colaboração da AMORC-PANSOPHIA' (1930 - 1931) o Harvey Spencer Lewis contatou Jean Mallinger, amigo leal e discípulo de Emile Dantinne. A correspondência entre Lewis e Mallinger resultaria, eventualmente, no estabelecimento da F.U.D.O.S.I.
Jean Mallinger


Nenhum comentário:

Postar um comentário