Seguidores

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A HISTÓRIA DA FUDOSI PARTE 6


NA HORA DO NASCIMENTO DE OSÍRIS, FOI OUVIDA UMA VOZ ALTA NO MUNDO INTEIRO, DIZENDO, "O SENHOR DE TODA A TERRA NASCEU”

'A LENDA DE OSÍRIS

' O AMANHECER DE UMA MANHÃ NOVA'

F.U.D.O.S.I. - a preparação

Não está completamente claro a mim como Lewis conheceu Mallinger. O fato é que a AMORC era internacionalmente conhecida dentro da comunidade esotérica. A Ordem já tinha várias 'Grades Lojas' estabelecidas no estrangeiro. É sabido que H.S. Lewis se correspondeu intensivamente com fr. Wittemans (escritor de 'Uma Nova & Autêntica História dos Rosacruzes) no princípio dos anos 20 (ver Adendo 4, nota 3), Wittemans se uniu a FUDOSI em 1934 e conheceu Mallinger e Dantinne antes da fundação da FUDOSI.

Em 1931, a AMORC – França, também instalou seu primeiro 'Grande Mestre', o Dr. Hans Grueter (1878-1945), dentista de Nice. Grueter era Maçom (33), membro do Rito de Memphis-Mizraim (97') e membro do B'NAI B'RITH (os "Filhos da Aliança", uma Ordem judia estabelecida em 1843 em Nova Iorque, análoga a Maçonaria). Grueter era membro do 'SUPREMO CONSELHO DA GRANDE LOJA DA FRANÇA e presidente do Capítulo PHILOSOPHIE ECOSSAISSE INTERNATIONALE. O Dr. Grueter provavelmente conhecia Mallinger, já que ambos eram membros de alto-grau do RITO MM. Ambas as Lojas M:M: que eles pertenciam não reconheciam Jean Bricaud como Grande Mestre do Rito MM. Eles contataram um ao outro ao redor do mesmo tempo. De qualquer maneira, depois de Mallinger, no ano de 1932, EMILE DANTINNE começou a se corresponder com Harvey Spencer Lewis. O contato com Dantinne se tornou possível por Mallinger ou por Léon Lelarge que era o secretário de Dantinne. Em 1933, Lewis recebeu um grau de 'L'UNIVERSITE de la ROSE+CROIX. da Bélgica, o grau de "Doutor em Ciências Psicológicas" e Herméticas. Ele também recebeu o título exaltado de 'SAR'.


Dr. Hans Grueter

Foi Emile Dantinne que começou a contatar várias Ordens e sociedades com a idéia de organizar um congresso semelhante ao de 1908. As primeiras Ordens que ele contatou foram: La Rose+Croix Universitaire', 'L'Ordre d'Hermès Tétramégiste', ''Order of the Odd Fellows', o 'Rito de Memphis-Misraïm' (Bélgica) e a Ordem Brahman' (1).A Ordem Brahmann e a "Order of Odd Fellows' não responderam. As primeiras duas Ordens estavam sob a autoridade de Dantinne. O Rito de Memphis Mizraim também contatado" era de responsabilidade do amigo íntimo de Dantinne Jean Mallinger. Este primeiro congresso era mais de um 'festa familiar' do que o congresso que Dantinne tinha em mente.
Émile Dantinne
(SAR Hieronymus)


No mesmo ano (1932) Dantinne também contatou Victor Blanchard, do "L'Ordre Martiniste et Synarchique". Blanchard também assistiu à convenção de 1908. Junto com Blanchard e Lewis (através de Mallinger). Dantinne começou as preparações para a fundação da FUDOSI. Está claro que depois que Blanchard chegou, a idéia se tornou realidade. A maioria das fontes declara, além da disputa, que Dantinne foi o grande inspirador da F.U.D.O.S.I., embora, há fontes que indicam que Mallinger e Lewis (e Armand Rombauts?) eram as “forças motrizes” nos bastidores (2). Antes de continuarmos com os eventos que acontecem em agosto de 1934, nós daremos uma olhada mais íntima na “carreira esotérica” de Emile Dantinne, conhecido como SAR HIERONYMUS (o seu 'Nome Místico).

Victor Blanchard

'OS MISTÉRIOS ESTÃO EM ESSÊNCIA UM', OS SÍMBOLOS QUE OCULTAM OS MISTÉRIOS SÃO EXCLUSIVOS NO INTERESSE DE NOSSAS MENTES ESTREITAS.

JOSEPHIN PELADAN, 1859-1918,

Emile Dantinne nasceu na cidade de Huy, Bélgica, no dia 19 de abril de 1884. Na sua mocidade, ele mostrou ser um excelente estudante com talento para idiomas. Dantinne aprendeu italiano, português, grego, latim, e russo. Em 1909, ele estudou hebreu e árabe na Universidade de Liege (Luik), na Bélgica. Em 1913 Dantinne conhece C.Virollaud, diretor administrativo da "Babylionaca, em Paris". Ele começa a estudar o “Sumerian Tablets”' e deste modo ele também se torna um perito no idioma assírio antigo.
Josephin Peladan

Em 1904 Dantinne conhece Josephin Peladan quando Peladan fez uma palestra no Hotel Reavenstein em Bruxelas. O Hotel Ravenstein era um lugar de reunião para os membros da Ordem de Peladan 'L'ORDRE DE LA ROSA-CROIX CATHOLIQUE EST ESTETHIQUE DU TEMPLO ET DU GRAAL, originalmente fundada em 1891por Josephin Peladan depois que ele participou da 'L ORDRE KABBALISTIQUE DE LA ROSE-CROIX' (A Ordem Cabalística da Rosacruz). Depois que Peladan fundou a sua nova Ordem, ele organizou o agora famoso ''Salons des Rose-Croix' (Salão da Rosacruz) em Paris. Ele convocou 170 artistas que colaboraram nas famosas exposições de arte. Na terceira exibição efetuada Bruxelas em 1894, uma filial da Ordem de Peladan se estabeleceu na Bélgica. A filial belga foi encabeçada pelo famoso pintor simbolista Jean Delville (um de meus pintores favoritos! dê uma olhada em:

Depois da primeira reunião com Peladan em 1904, Dantinne se tornou um visitante regular da filial de Peladan no Hotel de Ravenstein em Bruxelas. A filosofia Rosacruz floresceu na Bélgica. 

Bruxelas se tornou o “quartel general” das Ordens e Sociedades esotéricas européias. Em 1918 Josephin Peladan morreu. A morte dele foi causada por uma intoxicação gastrintestinal. O 'ORDEM DA ROSA-CRUZ CATÓLICA… ' foi reorganizada pelos seus discípulos. A Ordem se dividiu em vários ramos. Gary de Lacroze continuou a Original "L'Ordre de la Rose-Croix Catholique" na França, como fez o pintor Jaques Brasilier. Brasilier era o publicador de um periódico, nomeado 'Les Feuillets de la Rosace, depois rebatizado 'Feuillets des Dunes, organe de la Rosace'.

Na Bélgica a Ordem foi reorganizada por Emile Dantinne sob do nome de 'ROSA-CROIX UNIVERSELLE (A Rosacruz Universal) com ajuda de um certo Du Chastain.

Após a morte de Peladan, foi Sar Hieronymus que reacendeu a “tocha” da Ordem e a restabeleceu na tradição antiga da real Rosacruz". (um complemento para 'L'Oeuvre et la Pensée de Péladan, escrito por Emile Dantinne em 1952). Sar Hieronymus como mencionado anteriormente, era o 'Nome Místico de Emile Dantinne.

O título 'SAR' era usado na 'ORDEM DE LA ROSA-CROIX CATHOLIQUE original' Este título só foi dado aos mais altos iniciados da Ordem. O significado do título 'SAR' é 'o Filho de Ra (Sá = o filho; R'=Ra ou Re). 'SAR' também era usado entre os antigos reis da Assíria. Uma explicação mais plausível pode ser encontrada nas cartas que Josephin Peladan (SAR MERODACK) escreveu aos seus amigos. Um exemplo pode ser visto dentro 'La Vie Supreme' (o primeiro romance de Peladan)  no qual nós vemos uma carta  endereçada a um certo Príncipe de Courtenay. Se nós daremos uma olhada na sua abertura, nós lemos: 

'S.A.R. MONSEIGNEUR LE PRÍNCIPE de COURTENAY'. A abreviação estava para “SON ALTESSE ROYALE” (Sua Alteza Real). O 'Nome Místico -SAR- foi eventualmente, copiado por SAR HIERONYMUS e mais tarde foi utilizado para todos os dignitários da F.U.D.O.S.I. 

Em 1923 Dantinne reorganiza toda a Ordem R+Ca (ORDO AUREAE & ROSAE CRUCIS -OARC) em 3 Ordens separadas. 'L'ORDRE de la ROSA-CROIX UNIVERSITAIRE, dividida em 9 Graus. 'L'ORDRE de la ROSA-CROIX UNIVERSELLE sob a liderança do Imperator François Soetewey (SAR SUCCUS), igualmente dividida em 9 Graus. Ambas as Ordens serviram a mesma causa, exceto a 'ORDRE de la ROSE-CROIX UNIVERSITAIRE' só eram admitidos membros de nível universitário. Finalmente havia a 'L'ORDRE de la ROSE+CROIX INTERIEURE sob a liderança do Imperator Jules Rochat de Abbaye (SAR APOLLONIUS), dividida em 4 Graus. Por conseguinte, a Ordem R+C foi dividida em um total de 13 Graus, o 13 grau era o "Grau de Imperator."

No dia 31 de dezembro de 1925, Dantinne fundou um 'CENTRO R+C' em Bruxelas (Bélgica) sob a da liderança de François Soetewey com Jean Mallinger como secretário. Em 1927 Dantinne fundou 'L'ORDRE HERMETISTE TETRAMEGISTE et MYSTIQUE. A Ordem era uma reconstrução da 'Ordem de Pitágoras". A Ordem foi conduzida pelo próprio Dantinne (Sar Hieronymus), François Soetewey (Sar Succus) e Jean Mallinger (Sar Elgrim), líder da filial belga do 'RITO MEMPHIS-MIZRAIM. 

Dantinne trabalhou como bibliotecário na cidade Belga de Huy. Nós sabemos que Dantinne freqüentou faculdades em várias universidades em toda sua vida. Ele publicou numerosos artigos no famoso periódico suíço 'INCONNU', publicado pelo Rosacruz Pierre Gillard, primo de Edouard Bertholet (SAR ALKMAION) líder da "ROSA-CROIX d'ORIENT" e "L'ORDRE MARTINISTE et SYNARCHIQUE (o sucessor de Blanchard). Gillard era membro da Grande Loja suíça da AMORC.

Dantinne também foi o fundador do C.R.S.O. (Commision de recherches scientifiques sur l'occultisme), estabelecido em Huy, Bélgica. Ele também fundou a 'Institut scientifiques sur l'occultisme' e o 'Societe Metaphysique em Bruxelas. O Governo e o Rei da Bélgica recompensaram várias vezes Dantinne por suas contribuições para a educação e cultura. Em 1962 Dantinne foi admitido no 'De Leopoldsorde (um dos títulos honorário mais altos da Bélgica). é desnecessário dizer que Emile Dantinne era um escritor realizado. Durante a sua vida, ele publicou mais de 30 títulos relativo a tópicos como idiomas estrangeiros, história local, metafísicas, ocultismo etc. Emile Dantinne morreu em Huy no dia 21 de maio de 1969, com 85 anos de idade.

Emile Dantinne

Lembranças de Sar Hieronymus:

"Nosso bom mestre, Sar Hieronymus, também me enviou todo um tesouro de pensamentos confortantes, de ensinamentos sublimes e... a sua bênção da qual nós todos temos sentido os efeitos. Eu lhe peço, meu irmão amado, para lhe agradecer em meu nome, para você poder expressar melhor do que eu pude, todo meu afeto e minha gratidão infinita pelas orações que ele fez para nós ao Divino Mestre. Ele está tão perto d” Ele, e a sua alma é tão bonita que ele pode obter muito para esses para quem que ele pede. - Lydie Martin, Martinista, ativo dentro da F.U.D.O.S.I. (carta datada 1936/5/3)

"Como um bom egoísta, eu começarei comigo mesmo, como eu me apresso para anunciar a impressão profunda que eu senti imediatamente, na primeira vez eu encontrei nosso Grande Mestre. O seu olhar luminoso que sonda as profundidades de seu coração e aquela expressão de bondade infinita, o penetra, e você sente imediatamente que está na presença de um dos discípulos que Deus gosta de lhe enviar para instruir e guiar na realização do seu testamento para o avanço do seu Reino". - Jules Rochat de l'Abbaye (Sar Appolonius, Grande Mestre de 'La Rose+Croix Universitaire) 

Ele sorriu e me ofereceu a sua mão como um sinal de acolhimento. Quando ele sorriu, a sua face inteira se iluminou com um brilho radiante. Então eu fiquei consciente do que é que os mestres artista tentaram capturar nos seus esforços para retratar os santos, místicos e grandes filósofos do passado – para parecer irradiar a luz esotérica que eles tinham em seu interior" - Ralph Lewis, Imperator da AMORC. 

"Em sua vida diária, Sar Hieronymus era também um hipnotista perfeito e um advinho surpreendente. Assim, ele combinou harmoniosamente  o conhecimento com suas aplicações práticas.

Ele também tinha um dom especial que o seu amigo Léon Lelarge, e eu testemunhamos mais de uma vez pessoalmente: ele podia parar a chuva completamente e enviar as nuvens para outra área. Isso pareceria improvável a algumas pessoas. Porém, eu só posso dizer, de boa fé, que eu vi isto! " - Jean Mallinger (Sar Elgim).

 Sar Hieronymus

Notas :

(1) A Ordem Brahman aqui mencionada era uma Ordem Pitagórica. Ordens como a "Ordem Braham" eram a continuação do 'Fratelli Obscuri ', constituída em 1575. Senhor Thomas More (o escritor de i.a. "Utopia") e o Senhor Walter Raleigh estão entre seus primeiros membros.

(2) A posição de Emile Dantinne como a 'força motriz' por trás da F.U.D.O.S.I. realmente é discutível. Dantinne era o “face of” da F.U.D.O.S.I., como "Imperator dos Rosacruzes da Europa" (nome místico: Sar Hieronymus), mas as reais “forças motrizes” provavelmente eram os seus principais discípulos, as pessoas ao seu redor, como Jean Mallinger. Outra “força principal”, como está declarado no "Adendo 6; Victor Blanchard", era Armand Rombauts com as suas qualidades principais e anos de experiências dentro de várias fraternidades esotéricas, e, claro que, não podemos nos esquecer de Blanchard e H. Spencer Lewis e sua organização, a AMORC.

 Um incidente ocorrido em 1933 que indica que Dantinne quis deixar todas suas atividades nas ordens! (fonte: Fr. Roger Marechal, Liège 1982, arquivos pessoais). 

Em maio de 1933 Mallinger chama a atenção de seu amigo Léon Lelarge relativo à consideração de Dantinne em deixar todas as suas atividades nas Ordens, inclusive na Ordem Rosacruz, no dia 28 de maio. Mallinger vê na decisão de Dantinne a “mão da Igreja". Mallinger considera o evento como uma catástrofe pessoal, porque Dantinne era o mentor pessoal de Mallinger no caminho, "... foi Dantinne que me mostrou a Luz", disse Mallinger. Ninguém jamais soube com certeza o que levou Dantinne a considerar a suspensão de todas suas atividades. As fontes suspeitam de uma ligação entre a decisão de Dantinne e a constituição do Grande Oriente na Bélgica - do Antigo & Primitivo Rito de Memphis-Mizraïm". A constituição foi publicada no "Moniteur Belge" em 8 de abril de 1933 - e foi assinado por Jean Mallinger e outros membros do O::H::T::M::, 'L'ORDRE HERMETISTE TETRAMEGISTE et MYSTIQUE (a Ordem Pitagórica). não tendo tomado parte em nada na constituição da 'nova' obediência (o M.M belga'. Originalmente pertencia à obediência francesa, mais informações sobre o cisma das Lojas belgas seguirão o Capítulos 5 e - especialmente - 6), pode se supor que Dantinne teria se sentido 'traído' pelos seus principais discípulos (Marechal)

No ano seguinte, em março de 1934, foi Mallinger que informa a Lelarge da sua intenção de desistir da Fraternidade Rosacruz!

De qualquer maneira, como a história nos conta, 5 meses mais tarde tudo foi esquecido e no dia 14 de agosto, nasceu a F.U.D.O.S.I....... 

Só Deus sabe o que foi dito na ocasião entre Mallinger e Dantinne, mas dali em diante eles já não questionariam novamente um ao outro...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário