Seguidores

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A HISTÓRIO DA FUDOSI PARTE 8


A PRIMEIRA CONVENÇÃO



A primeira Convenção aconteceu em Bruxelas de 8 de a 16 de agosto de 1934. No dia 8 de agosto de 1934 Sar Hieronymus abriu a primeira Convenção da F.U.D.O.S.I. em Bruxelas, Bélgica. O discurso de abertura de Sar Hieronymus foi publicado parcialmente em 1935 em um artigo por Frater Artemis ('Nome Místico de August Reichel - o Grande Mestre da AMORC da Suíça em substituição de Edouard Bertholet/Sar Alkmaion, delegado de 'CONFRERIE des FRERES ILLUMINES e da ROSE+CROIX' e 'L'ASSOCIATION ALCHEMIQUE de FRANCE' de Jollivet-Castelot), chamado (transl.) "QUEM NÓS SOMOS E O QUE NÓS QUEREMOS", publicado em uma revista chamada 'LA ROSE+CROIX, publicada por Jollivet-Castelot, presidente da ' L'ASSOCIATION ALCHEMIQUE de FRANÇA'.  dia 1, 8 de agosto de 1934; Rosacruzes.

August Reichel

O primeiro dia da Convenção estava reservado para as Ordens Rosacruzes. Os seguintes delegados estavam presentes:

EMILE DANTINNE - SAR HIERONYMUS, Imperator da Europa e delegado da 'L'ORDRE UNIVERSELLE de la ROSE+CROIX'

JEAN MALLINGER - SAR ELGRIM, delegado da 'L'ORDRE UNIVERSITAIRE de la ROSE+CROIX'.

HARVEY SPENCER LEWIS - SAR ALDEN, delegado da A.M.O.R.C. - U.S.A. e 'MILITIA CRUCIFERA EVANGELICA'.


HANS GRUETER - SAR IOHANNES, Grande Mestre da A.M.O.R.C. - FRANÇA.

JEANNE GUESDON - SAR PURITIA, Grande Secretaria da A.M.O.R.C. - FRANÇA.

MANY CIHLAR - SAR EMMANUEL, Grande Secretario da A.M.O.R.C. - ÁUSTRIA.

VICTOR BLANCHARD - SAR YESIR, delegado da 'L'ORDRE KABBALISTIQUE de la ROSE+CROIX' e representante de Lucien Chamuel, Grande Mestre da OKR+C.

AUGUST REICHEL - SAR ARTEMIS, Grande Mestre da A.M.O.R.C. - SUÍÇA representante de Edouard Bertholet (Sar Alkmaion) e delegado da 'CONFRERIE des FRERES ILLUMINES de la ROSE+CROIX' and 'L'ASSOCIATION ALCHEMIQUE de FRANCE'.

 9 de agosto, Ordre Hermetiste Tetramegiste et Mystique
 
Ao mesmo tempo no dia 9 de agosto de 1934, havia (sob os patrocínios do F.U.D.O.S.I.) uma reunião da 'L'ORDRE HERMETISTE TETRAMEGISTE et MYSTIQUE (Order Pythagorean). Os presentes foram:
 

EMILE DANTINNE, Grande Mestre Universal da Pythagorean Order.

GEORGE de LAGREZE, Grande mestre do “Perfect Square” (sinônimo da Grande Loja) representando França e a Suíça (em dezembro de 1934 ambas as “lands” foram separadas com dois “Perfect Square”. Lagreze ficou com a França e AUGUST REICHEL se tornou Grande mestre do “Perfect Square” da Suíça).
George de Lagreze


LUIS FITAU, cônsul de Chili em Bruxelas, autorizou a Dantinne como Grande Mestre do “Perfect Square” em Chili. Fitau se aposentou em 1939. 

FRANÇOIS SOETEWEY, Grande Mestre do “Perfect Square” na Bélgica. 
François Soetewey

8 a 14 de agosto, Rito de Memphis-Mizraim,  

10 de agosto, em demanda do Grande Hierofante (chefe do Rito) GUERINO TROILO (33º98º) (Argentina), representando 60 Lojas, a convenção do Rito M::M:: foi a própria abertura. Troilo não estava presente, mas ele autorizou Jean Mallinger (33º97º). Este terceiro dia lidou com a organização do Rito. O Rito foi retificado para 99 Graus.

Os primeiros 90 Graus são os Graus de iniciação simbólicos, antes seguidos de 9 “graus oficiais” em ordem hierárquica: 99º = GRANDE HIEROFANTE, 98º = GRANDE HIEROFANTE UNIVERSAL , 97º = todos os membros do SUPREMO CONSELHO, e 96º = SOBERANOS GRANDES MESTRES.

Jean Mallinger também foi autorizado pelo Grande Mestre JOSE-RAFAEL CANEDO da Bolívia. Também estavam presentes: GEORGES de LAGREZE, autorizado por JEAN-HENRI PROBST-BIRABEN (33º 97º), PEDRO BERSETCHE (33º 97º) Delegado para o Uruguai, VICTOR BLANCHARD (33º 97º), HANS GRUETER (33º 97º) (Suíça e França) e AUGUST REICHEL (Áustria). depois que de alguns dias, eles se uniram a HARVEY SPENCER LEWIS (EUA), MAURICE De SECK, MANY CIHLAR (Áustria), LUIS FITAU (Chili) e JOSE-RAFAEL CANEDO.

 Troilo se tornou Soberano Grande Mestre para todo o mundo e Georges de Lagreze se tornou o Grande Mestre atuante para todo o mundo. Jean-Henry Probst-Biraben (33º 97º) se tornou Grande Conciliador, o Soberano Conselho consistiu de: Raoul Fructus (33º 95º), Luis Fitau (33º95º, August Reichel (33º 90º) e Maurice Fallot (33º90º). A convenção foi aberta solenemente por Georges de Lagreze (MIKAEL). Alguns dos Irmãos que tinham recebido certificados sem as cerimônias de iniciação correspondentes, foram oficialmente 'iniciados'.

 Os seguintes Irmãos foram oficialmente iniciados em vários graus:
 
George de Lagreze - 33º 97º
Jean Mallinger - 33º 97º
Maurice de Seck - 33º 97º
Many Cihlar 18º - (Cavaleiro Rose-Croix)
Spencer Lewis - 66º 87º 88º 89º 90º
Categno (Pedro Bersetche) - 66º 87º 88º 89º 90º

 Dos grau 87º até o 90º são os famosos graus “ARCANA ARCANORUM”, tornados famosos por Cagliostro no século 18. Eles foram adaptados originalmente e incorporados no Rito de Mizraim na Itália, no princípio do século 19. O "ARCANA ARCANORUM também estava incorporado no mais alto Grau do ' L'ORDRE HERMETISTE TETRAMEGISTE ET MYSTIQUE, um dos participantes da Convenção.

Hans Grueter - 33º 90º
Raoul Fructus - 33º 90º
Victor Blanchard - 33º 90º
Luis Fitau - 33º 90º
August Reichel - 33º 90º
Maurice Fallot - 33º 90º

O Alto Conselho Alto do 'Antigo e Primitivo Rito de Memphis-Mizraim foi instalado no dia 11 de agosto, sob a liderança do “Grande Hierofante Invisível”' Armand Rombauts (33º99º), também conhecido como OU-ZAM. Alguns dos outros membros do Alto Conselho eram Léon Lelarge e Raoul Fructus. As decisões tomadas relativas a este Rito foram terminadas sem autorização. O Grande Mestre do Rito era Constant Chevillon da França. Rombauts / Oz-Ram e o Rito M:. M:. Belga pertenciam à Obediência do Rito de França, e então não tinha nenhuma autoridade! Rombauts e Mallinger tentaram criar uma Ordem autônoma sem qualquer autorização. H.S. Lewis teve um importante papel i em toda a história, como veremos em outro capítulo.

A Convenção M:. M:.foi encerrada no dia 14 de agosto.

9 a 16 de agosto, Ordre Martiniste et Synarchique

O Grande Mestre da Ordem era Victor Blanchard que era o secretário de Papus na Convenção de 1908. Papus fundou a “FEDERATION MACONNIQUE UNIVERSELE” que foi oficialmente estabelecida durante a convenção. O 'F M U foi um 'precursor' da F.U.D.O.S.I.


Gérard Anaclet Vincent Encausse - Papus

 Blanchard era o presidente da Convenção Martinista. Ele também era um delegado da ' L'EGLISE GNOSTIQUE UNIVERSELLE. Ele também era um delegado do ' CONSELHO SUPREMO DE L'ORDRE KABBALISTIQUE DE LA ROSE+CROIX. 

Por causa de Victor Blanchard o Martinismo foi introduzido (mais uma vez) na Bélgica. Emile Dantinne, Spencer Lewis e outros dignitários da F.U.D.O.S.I. foram iniciados como Martinistas durante a convenção. 

RESOLUÇÕES DA PRIMEIRA CONVENÇÃO:

Foram escolhidos 12 membros para formar o SUPREMO CONSELHO, conduzido por 3 Imperators,: 

SAR HIERONYMUS (E. Dantinne) Imperator dA Europa
SAR ALDEN (H.S. Lewis) Imperator do continente americano
Sar YESIR (V. Blanchard) Imperator da Europa Oriental. 

O símbolo da F.U.D.O.S.I. foi criado por H.S. o Lewis. O significado do símbolo será explicado depois. 

Foram representadas as seguintes Ordens e sociedades na primeira convenção: 

1. ORDRE DE LA ROSE+CROIX UNIVERSELLE (Sar Hieronymus)
2. ORDRE DE LA ROSE+CROIX UNIVERSITAIRE (Sar Hieronymus, Sar Elgrim)
3. ORDRE KABBALISTIQUE DE LA ROSE+CROIX (Sar Yesir representando Lucien Mauchel)
4. CONFRERIE DES FRERES ILLUMINES DE LA ROSE+CROIX (Sar Amertis)
5. A.M.O.R.C. U.S.A. (Sar Alden, Sar Emmanuel, Sar Iohannes)
6. MILITIA CRUCIFERA EVANGELICA (Sar Alden)
7. ORDRE ANCIEN ET MYSTIQUE DE LA ROSE+CROIX AMORC- Suíça (Sar Amertis representando Sar Alkmaion)
8. SOCIETE ALCHIMIQUE DE FRANCE (Sar Amertis)
9. ORDRE DES SAMARITAINS INCONNUS (Sar Amertis)

10. ORDRE HERMETISTE TETRAMEGISTE ET MYSTIQUE or ORDRE PYTHAGORICIEN (Sar Succus, Sar Helios)
11. ORDRE MARTINISTE ET SYNARCHIQUE (Sar Yesir)
12. FRATERNITE DES POLAIRES (Sar Yesir)
13. ORDRE MACONNIQUE ORIENTAL DE MEMPHIS-MIZRAIM STRICTE OBSERVANCE (Sar Iohannes, Sar Ludovicus)
14. CO-MASONIC ORDER OF MEMPHIS-MIZRAIM (Sar Laya, Sar Fulgur)
15. L'EGLISE GNOSTIQUE UNIVERSELLE (Tau Targelius=Victor Blanchard)


Próximo :A OBEDIÊNCIA FRANCESA DO RITO M:.M:. versus F.U.D.O.S.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário