Seguidores

quarta-feira, 9 de maio de 2012

História da FUDOSI parte 3

“OS ANOS PRECEDENTES”

Nós sabemos através da história que houveram tentativas anteriores para formar uma "Federação Mundial de Ordens e Sociedades Esotéricas". O famoso francês fundador da Ordem Martinista, Papus (Gérard Anaclet Vincent Encausse), organizou uma convenção em Paris no ano de 1908, com a intenção de formar uma Federação Universal, porém, o resultado não foi eficaz.

Mesmo antes de 1908 houveram duas convenções realizadas no término do século 19, uma em 1888 e a outra em 1889. Os pioneiros destas convenções eram belgas. Nos dias 28 e 29 de março de 1888 houve uma convenção com Gustave Jottrand e Goblet d'Alviella (1846 - 1925) como presidentes. Era uma convenção maçônica sobre "O Significado Esotérico do grau 18 – Soberano Príncipe Rosa Cruz - do Rito Escocês da Maçonaria.” d'Alviella alterou / retificou alguns capítulos do ritual do grau 18. Mas esta ainda era uma Convenção estritamente maçônica.

Outra convenção aconteceu de 9 a 16 de setembro de 1889, em Paris. A convenção - ou neste caso, o Congresso foi intitulado: "CONGRES SPIRITE et SPIRITUALISTE INTERNATIONAL". Delegados de todo o mundo visitaram este congresso. Alguns membros do Congresso foram: Gerard Encausse (Papus), Stanislas de Guaita, George Montieres, Leon Denis, Gabriel Delanne, A Duquesa de Pomar etc. Algumas das Ordens e Sociedades que participaram:

A ORDEM MARTINISTA, A FRATERNIDADE HERMÉTICA de LUXOR, A ORDEM KABALISTICA da ROSE+CROIX e A Sociedade TEOSÓFICA. Neste congresso Papus iniciou os seus planos para a realização da ATUAL ORDEM MARTINISTA ', como nós a conhecemos hoje em dia.

O passo seguinte foi a convenção de 1908/6/9, realizada em Paris no templo da Loja "Droit Humain" (Maçonaria Mista). A maior e mais importante já realizada. A convenção surgiu sob a autoridade de Papus e VICTOR BLANCHARD (que terá um papel importante dentro da FUDOSI). Nada menos que 20 Ordens e Sociedades assistiram à convenção. O Presidente foi Papus, o Secretário, Victor Blanchard, o Secretário assistente, Paul Veux, e o Tesoureiro Charornac. Alguns membros da organização: Charles Blanchard, Henri Durville, Rene Guenon, Teder (Charles Detre) etc. Entre os visitantes estavam pessoas como Arnold Krumm-Heller que teria uma grande influência mais tarde no cisma da "Rosacruz" da América do Sul com a sua "FRATERNITAS ROSICRUCIANA ANTIQUA"; e Theodor Reuss que se tornaria o O.H.O (líder espiritual) do "ORDO TEMPLI ORIENTIS". "Neste congresso Reuss, Papus, Blanchard e Teder trocaram avidamente, títulos, cartas e "talvez consagrações" (P.R. Koenig: "Considere o O.T.O. não existente  

As Ordens participantes ORDEM KABBALISTIQUE da ROSE+CROIX, o GRANDE ORIENTE da ALEMANHA, os Filhos de ISMAEL (Maçonaria árabe), o DROIT HUMAN, a GRANDE LOJA da ESPANHA, a GRANDE LOJA SIMBÓLICA da ESPANHA, a GRANDE LOJA de PORTUGAL, o ANTIGO E PRIMITIVO RITO da GRÃ BRETANHA e IRLANDA, o RITO de SWEDENBORG da GRÃ BRETANHA, a GRANDE LOJA du CAP-VERT, o RITO AZUL da ARGENTINA, a GRANDE LOJA de OHIO, a GRANDE LOJA de SÃO JOÃO de Massachusetts, o RITO de SWEDENBORG alemão e francês, o ILLUMINATI da Alemanha, o ALTO CONSELHO do MÉXICO, o RITO de MEMPHIS-MIZRAIM & O RITO EGÍPCIO da ITÁLIA, a ORDEM ROSACRUZ ESOTÉRICA e A ORDEM MARTINISTA.

A maioria das Ordens e Sociedades participantes eram organizações maçônicas. O Congresso Esotérico realmente não teve sucesso na sua intenção, da criação de uma "Federação Esotérica Internacional". Embora algumas das Ordens ('L'Ordre Martiniste', L'Ordre Kabbalistique de la Rose+Croix, e o “Rito de Memphis-Mizraim”) se uniram e estabeleceram uma secretaria na cidade de Paris, a organização nunca realmente se desenvolveu, devido à Primeira Guerra Mundial de 1914. Papus morreu em 1916 (tuberculose, contraída nas trincheiras), e com ele o seu sonho.

Não podemos realmente comparar a intenção da F.U.D.O.S.I. com as convenções mencionadas acima. A F.U.D.O.S.I. representou as Ordens esotéricas mais tradicionais com a exceção do Rito de MEMPHIS-MIZRAIM (que foi excluído, 1935). Dentro da F.U.D.O.S.I. a ênfase estava na Rosacruz tradicional - e Ordens e Organizações Martinistas. Porém, há uma semelhança. Em todas estas convenções, de 1888, os pioneiros eram novamente os membros da ' L'ORDRE KABBALISTIQUE de la ROSE+CROIX ' (OKRC) e / ou ' L'ORDRE MARTINISTE. Enquanto isso, nos anos 20 na Alemanha pós-guerra, o sonho de uma Federação Universal “criou vida” entre os "Iniciados” da comunidade esotérica…

Nenhum comentário:

Postar um comentário