Seguidores

terça-feira, 8 de maio de 2012

FUDOSI (continuação)


A História presenciou várias tentativas de se estabelecer tal Fraternidade sem sucesso. Alguns esforços pareciam promissores, mas tiveram vida curta. A F.U.D.O.S.I. foi fundada em 1934, e foi dissolvida em 1951. Não obstante nós podemos dizer que a F.U.D.O.S.I. obteve sucesso. A federação na verdade "funcionou" durante quase duas décadas.... a Federação Universal de Ordens e Sociedades Iniciáticas”, ou em francês: Federation Universelle Des Ordres Et Societes Iniciatiques, F.U.D.O.S.I.

________________________________________



AS FINALIDADES E PROPÓSITOS:

“A F.U.D.O.S.I. foi formada em 1934 para proteger as liturgias sagradas, ritos e doutrinas das Ordens iniciáticas tradicionais de serem apropriados e profanados por organizações clandestinas". (Diário da FUDOSI, Novembro de 1946). A FUDOSI não era uma ordem, mas uma Federação Universal de Ordens e Sociedades esotéricas e autônomas.

"Algumas pessoas cujas mentes ainda não receberam luz suficiente, desejam saber por que era necessário criar uma Federação Universal. As Ordens e Sociedades Iniciáticas que, no seu próprio campo de trabalho, desfrutam da mais absoluta e completa liberdade e perfeita autonomia e independência. A esta questão nós podemos responder que, mais que qualquer outra coisa, está no trabalho iniciático que a maior vigilância é indispensável e que uma disciplina internacional rígida e ativa deve ser exercitada. 

Nós devemos reconhecer e lamentamos que existem muitos falsos profetas e vários auto denominado iniciados que usam, para propósitos egoístas e tirânicos, o pretexto da iniciação para explorar as pessoas crédulas e sinceras. Era tempo de advertir o público contra estes falsos líderes e contra doutrinas nocivas que eles ensinaram à almas confiantes. 

Em cada país, cada Ordem autêntica e regular conhece seus imitadores e tais falsos profetas. Era necessário descobrir estes movimentos clandestinos, expor estes impostores ou instrumentos ocultos e evitar sua força, em todos os países, onde quer que eles estejam operando, e assim evitar qualquer confusão entre as Ordens regulares e autênticas e as falsas organizações que são prejudiciais ou que ofereçam ensinamentos que não têm nada a ver com a Tradição Universal e o Esoterismo.

E também era necessário que as Ordens autênticas tivessem cuidado ao selecionar os seus membros e oficiais e manter os seus adeptos e estudantes no caminho correto das verdadeiras doutrinas, obrigando-os a seguir uma linha rígida de disciplina, trabalho racional, sincero e consciencioso, para evitar ensinamentos radicais e heterodoxia. Este imenso trabalho que era pretendido e que protegia as Ordens contra os seus inimigos internos e exteriores foram efetuados com sucesso pela F.U.D.O.S.I. de agora em diante. (“A F.U.D.O.S.I.”, - 1946 San Jose, AMORC)

Como nós podemos ver desta "declaração oficial", mencionada acima, o propósito da F.U.D.O.S.I. era unir as "Ordens autênticas” sob a orientação de uma Federação Universal. As Ordens e Sociedades envolvidas mantinham sua autonomia e independência dentro da federação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário