Seguidores

terça-feira, 19 de junho de 2012


“Desenvolvimento Psíquico” (OSA)




Os manuscritos foram desenvolvidos de modo que os exercícios completam-se uns aos outros para atuar sobre determinados centros psíquicos. Às vezes, alguns exercícios de manuscritos sucessivos poderão aparentemente não guardar qualquer relação entre si, porém, cada um deles poderá estar ligado ao mesmo objetivo que se pretende e, ao praticar o segundo ou terceiro quando aparentemente não obtivemos sucesso no anterior, estaremos contribuindo para o desenvolvimento iniciado no primeiro.

Devemos assim ter em mente que os exercícios promovem certo grau de desenvolvimento toda vez que são praticados, a despeito de se tornar ou não manifesto um resultado positivo. Tão logo seja feita a aplicação séria de uma lei, processa-se o despertar de algum centro, e quatro ou cinco aplicações em uma semana com o mesmo objetivo darão início a um processo de desenvolvimento que poderá não ser percebido pelo Eu exterior, mas que continuará por semanas e meses.

Repetindo, portanto, o simples sistema de estudo dos manuscritos na maneira em que leríamos um livro acadêmico para decorar princípios não é suficiente para o desenvolvimento psíquico. Além disso, o desenvolvimento requer tempo, em cada ser humano, maior ou menor, de acordo com o estágio de desenvolvimento ao ser iniciado o estudo; Começamos cada encarnação no grau de desenvolvimento espiritual que atingimos na ocasião do desencarne em uma encarnação passada. Quando a alma e o Eu psíquico estão no plano Espiritual, aguardando a reencarnação, determinado trabalho está sendo realizado e adquirido certo conhecimento; todavia, a fase do desenvolvimento psíquico que é passível de manifestação em um corpo humano deverá se processar no plano terreno; aquele cessa, até certo ponto, durante a permanência no Plano Espiritual. Portanto, nem todos nascem com o mesmo Desenvolvimento Psíquico; alguns terão determinadas experiências no começo dos estudos e, outros, um pouco mais tarde. Quando, porém esses que tiverem de esperar começam a expressar, o processo é rápido e maravilhosamente satisfatório. Não existem meios de se prever como este processo se desenvolverá em cada estudante. Depois que o desenvolvimento tiver começado e se manifestar e o estudante puder aplicá-lo, fácil será, para ele e outros igualmente desenvolvidos, perceber o desenvolvimento e seu grau.

“Controle das manifestações Psíquicas”

Muitas pessoas têm experiências incomuns de natureza psíquica, mesmo antes de participarem de um curso de desenvolvimento prático. Isto se deve, como já foi dito anteriormente, a que alcançaram determinado grau de desenvolvimento em uma encarnação anterior e que essas faculdades estão procurando se manifestar. Porém, muitas vezes essas faculdades se manifestam sem controlo e comando da pessoa. Torna-se então necessário que ela aprenda a controlar e comandar as faculdades lavando-as a um grau mais perfeito de funcionamento. Para isto ser alcançado, a ação espontânea dessas faculdades deverá cessar durante algum tempo, e a Natureza impedirá o seu funcionamento até que chegue a época de poder usá-las sob controle depois de conhecer as Leis e Princípios.

 “Iluminação Divina”

O grande objetivo da Grande Fraternidade Branca está sempre na imaginação do todo estudante sincero. A alegria sublime da Consciência Cósmica, da Iluminação Divina, somente pode ser conhecida pela experiência, e aqueles que conseguiram estabelecer o contato fizeram em centenas de livros no passado, descrições fascinante que, supunham, faria com que o buscador na Senda se tornasse paciente e persistente em sua jornada em busca desse Objetivo.

Sabemos, naturalmente, que a Grande Fraternidade Branca e a Grande Loja Branca não têm organização visível. Eles nunca promovem reuniões conjuntas; seus Membros não participam de reuniões; elas não têm Templos conhecidos por seus nomes, e não fazem uso de rituais, leis de organização física ou qualquer outro material como Fraternidade ou Loja. Essa é a razão por que em muitos escritos místicos, é afirmado que a “verdadeira Fraternidade é uma organização invisível. As ordens iniciáticas, como caminho para a Grande Fraternidade Branca são visíveis, porém a Grande Fraternidade que lhe dá origem não é visível como corporação.


Com isto está terminado o 3º Manuscrito. Meditemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário